terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Gincanas - WOR, CANIBAL. CAÇA ao TESOURO e BLACK

As gincanas é uma opção de aula bem legal, essas brincadeira eu utilizei por varias vezes e sempre tive um bom retorno dos participantes.Você pode aplicar essas brincadeiras em locais variados é só utilizar a imaginação.


Jogo WOR Humano

Número de participantes: indeterminado
Material: Bandeira, notas e ficha com a missão.

Integrantes do Jogo:

No jogo deve ter:
Diplomata:
Ele é responsável em fazer as negociações entre as equipes,  ele também deve estar presente nas tentativas de "conquista de base”, caso alguma equipe tente  realizar a “ conquista “ sem ele não será valido.
Capitão:
 Responsável por organizar sua equipe para realizar  possíveis ataques em alguma bases.O diplomata deve comunicar a ele possíveis propostas de aliar-se a alguma equipe.
Tenente:
 Ele tem passagem livre pela zona de combate e por sua base,cada tenente receberá algumas notas “soldados”,  que servirão para realizar os combates e conquistas de territórios

Desenvolvimento:

Os participantes serão separados em grupos, cada grupo será identificado por cores, nomes de guerra, nome de estados ou até por nome de países (ex: amarelo, azul, preto, vermelho...)
Cada grupo deve escolher um local para ser sua BASE, quando definido a base o grupo deve marcar o local com sua bandeira.
Cada grupo receberá 1 objetivo, depois de tomar conhecimento de sua missão o grupo deve evitar  revelá-lo aos seus adversários..
Abaixo seguem exemplos de missão:
- Conquistar na totalidade a base azul e vermelha, conquistar 5.000 soldados.
- Conquistar na totalidade a base preta e amarela, conquistar 3.000 soldados.
- Conquistar na totalidade a base azul e se aliar a equipe _________  para conquistar a base _________.
- Conquistar  a base  azul e preta, conquistar  5.000 soldados.
ATAQUES
Os ataques podem ocorrer de duas formas:
Na zona de combate os tenentes que por lá estiverem passando podem chamar algum adversários para o combate, esse combate é realizado da seguinte forma, cada tenente escolhe um nota que  vale alguns soldados, podendo ser de 10,20,50,100,200 e 500. Os dois contam até três, depois cada um mostra a sua nota, quem tiver a nota com o maior valor de soldados leva a nota.
O outro ataque é realizado nas bases, na missão recebida por cada grupo está o território que deve ser conquistado, esse ataque deve ser realizado com a presença do diplomata, capitão e alguns tenentes, cada grupo deve realizar um combate com suas notas, quem tiver a maior quantidade de soldados vence, leva a base e todos os soldados do grupo adversário. Mas é importante que todo o dinheiro faça parte do combate, caso algum soldado esteja na zona de combate ou longe do grupo e esteja com notas “soldados” o valor não será valido depois, por isso é importante que o combate seja avisado para o diplomata e para toda  sua equipe
Caso a equipe perca sua base, ele pode se aliar a outro grupo caso tenha sobrado alguma “nota “ soldado” ele pode ir para o combate, caso isso não aconteça o grupo está eliminado do jogo.
Ganha o jogo a equipe que realizar sua missão primeira.







Caça ao Tesouro


Número de participantes: indeterminado
Material: tesouro (podendo ser bala, chocolates...) e pistas

Desenvolvimento:

O professor deve fazer as pistas e esconde-las em locais variados, as pistas podem ser por pequenos enigmas.
Os participantes devem ser separados em grupos, cada grupo pode ser nomeados por cores (ex: grupo verde, grupo azul, grupo vermelho...) cada grupo receberá a primeira pista pelas mãos do professor e assim que decifrar o enigma conseguiram ir para próxima e assim consequentemente até chegar ao tesouro.











Canibal:

Número de participantes: indeterminado
Material: tinta colorida.

Desenvolvimento:
Os recreadores, monitores ou até mesmos alguns alunos, cada um ficarão com uma cor de tinta e devem procurar um bom esconderijo.
Os participantes terão como objetivo final conquistar uma sequência de cores que será pré-definida pelo professor, por exemplo:
Amarela
Azul
Vermelha
Verde
Laranja
As sequências de cores podem ficar fixadas em pontos estratégicos, para que os participantes possam olhar sempre que necessários.
No jogo também a um “Canibal” que é a pessoa que terá como objetivo apagar as cores já conquistadas por eles, ele pode apagar as cores passando a cor preta em cima ou passar um pano molhado na tintas, isso o professor pode definir antes do inicio da brincadeira.
A quantidade de “canibal” e de cores podem variar, isso depende da quantidade de pessoas participantes.
Ganha o jogo quem achar todas as cores primeiro.

“BLACK”

Número de participantes: indeterminado
Material: garrafas com águas coloridas
Desenvolvimento:

Os participantes devem ser separados em grupos, cada grupo pode ser nomeados por cores (ex: grupo verde, grupo azul, grupo vermelho...)
 Os participantes terão como objetivo final conquistar uma sequência de garrafas com diferentes cores do liquido, cores  será pré-definida pelo professor, por exemplo:
Amarela
Azul
Vermelha
Verde
Laranja
As sequências de cores podem ser  fixadas em pontos estratégicos, para que os participantes possam olhar sempre que necessários.
As garrafas serão escondidas  no local da atividade, e caberá a cada grupo localizar todas as garrafas
Para dificultar um pouco mais a brincadeiras o professor pode escolher  algum aluno  ou mais de um para ser o BLACK, que terá como objetivo pegar as garrafas já conquistadas pelo grupo e esconde-las de novo, o black pode estar caracterizado com uma peruca ou uma roupa toda preta, ganha a equipe que conquistar todas as cores primeiro.



Dica:
Para montar as garrafas de corres variadas você pode usar algumas garrafas pet pequena, colocar água e um pedaço de papel crepom dentro da garrafa, com esse papel a água muda de cor.







3 comentários:

  1. Gostei muito das atividades! Obrigada por compartilhar!
    Att, Professora Priscila Danielle Barbosa de Almeida

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das atividades! Obrigada por compartilhar!
    Att, Professora Priscila Danielle Barbosa de Almeida

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito !
    A brincadeira canibal , tem alguma referência bibliográfica ?

    ResponderExcluir