Jogo WOR Humano
Número
de participantes: indeterminado
Material:
Bandeira, notas e ficha com a missão.
Integrantes do Jogo:
No jogo deve ter:
Integrantes do Jogo:
No jogo deve ter:
Diplomata:
Ele
é responsável em fazer as negociações entre as equipes, ele também deve estar presente nas tentativas
de "conquista de base”, caso alguma equipe tente realizar a “ conquista “ sem ele não será
valido.
Capitão:
Responsável por organizar sua equipe para realizar
possíveis ataques em alguma bases.O
diplomata deve comunicar a ele possíveis propostas de aliar-se a alguma equipe.
Tenente:
Ele tem passagem livre pela zona de combate e
por sua base,cada tenente receberá algumas notas “soldados”, que servirão para realizar os combates e
conquistas de territórios
Desenvolvimento:
Os participantes serão separados em grupos,
cada grupo será identificado por cores, nomes de guerra, nome de estados ou até
por nome de países (ex: amarelo, azul, preto, vermelho...)
Cada grupo deve escolher um local para ser
sua BASE, quando definido a base o grupo deve marcar o local com sua bandeira.
Cada grupo receberá 1
objetivo, depois de tomar conhecimento de sua missão o grupo deve evitar revelá-lo aos seus adversários..
Abaixo seguem exemplos de missão:
Abaixo seguem exemplos de missão:
- Conquistar na
totalidade a base azul e vermelha, conquistar 5.000 soldados.
- Conquistar na totalidade a base preta e amarela, conquistar 3.000 soldados.
- Conquistar na totalidade a base azul e se aliar a equipe _________ para conquistar a base _________.
- Conquistar a base azul e preta, conquistar 5.000 soldados.
- Conquistar na totalidade a base preta e amarela, conquistar 3.000 soldados.
- Conquistar na totalidade a base azul e se aliar a equipe _________ para conquistar a base _________.
- Conquistar a base azul e preta, conquistar 5.000 soldados.
ATAQUES
Os ataques podem ocorrer de duas formas:
Os ataques podem ocorrer de duas formas:
Na zona de combate os
tenentes que por lá estiverem passando podem chamar algum adversários para o
combate, esse combate é realizado da seguinte forma, cada tenente escolhe um nota
que vale alguns soldados, podendo ser de
10,20,50,100,200 e 500. Os dois contam até três, depois cada um mostra a sua nota, quem
tiver a nota com o maior valor de soldados leva a nota.
O outro ataque é
realizado nas bases, na missão recebida por cada grupo está o território que
deve ser conquistado, esse ataque deve ser realizado com a presença do
diplomata, capitão e alguns tenentes, cada grupo deve realizar um combate com
suas notas, quem tiver a maior quantidade de soldados vence, leva a base e
todos os soldados do grupo adversário. Mas é importante que todo o dinheiro
faça parte do combate, caso algum soldado esteja na zona de combate ou longe do
grupo e esteja com notas “soldados” o valor não será valido depois, por isso é
importante que o combate seja avisado para o diplomata e para toda sua equipe
Caso a equipe perca
sua base, ele pode se aliar a outro grupo caso tenha sobrado alguma “nota “
soldado” ele pode ir para o combate, caso isso não aconteça o grupo está
eliminado do jogo.
Caça ao Tesouro
Número
de participantes: indeterminado
Material:
tesouro (podendo ser bala, chocolates...) e pistas
Desenvolvimento:
O
professor deve fazer as pistas e esconde-las em locais variados, as pistas
podem ser por pequenos enigmas.
Os
participantes devem ser separados em grupos, cada grupo pode ser nomeados por
cores (ex: grupo verde, grupo azul, grupo vermelho...) cada grupo receberá a
primeira pista pelas mãos do professor e assim que decifrar o enigma
conseguiram ir para próxima e assim consequentemente até chegar ao tesouro.
Canibal:
Número
de participantes: indeterminado
Material:
tinta colorida.
Desenvolvimento:
Os
recreadores, monitores ou até mesmos alguns alunos, cada um ficarão com uma cor
de tinta e devem procurar um bom esconderijo.
Os
participantes terão como objetivo final conquistar uma sequência de cores que
será pré-definida pelo professor, por exemplo:
Amarela
Azul
Vermelha
Verde
Laranja
As
sequências de cores podem ficar fixadas em pontos estratégicos, para que os
participantes possam olhar sempre que necessários.
No
jogo também a um “Canibal” que é a pessoa que terá como objetivo apagar as
cores já conquistadas por eles, ele pode apagar as cores passando a cor preta
em cima ou passar um pano molhado na tintas, isso o professor pode definir
antes do inicio da brincadeira.
A
quantidade de “canibal” e de cores podem variar, isso depende da quantidade de
pessoas participantes.
Ganha
o jogo quem achar todas as cores primeiro.
“BLACK”
Número
de participantes: indeterminado
Material:
garrafas com águas coloridas
Desenvolvimento:
Os
participantes devem ser separados em grupos, cada grupo pode ser nomeados por
cores (ex: grupo verde, grupo azul, grupo vermelho...)
Os participantes terão como objetivo final
conquistar uma sequência de garrafas com diferentes cores do liquido, cores será pré-definida pelo professor, por exemplo:
Amarela
Azul
Vermelha
Verde
Laranja
As
sequências de cores podem ser fixadas em
pontos estratégicos, para que os participantes possam olhar sempre que
necessários.
As
garrafas serão escondidas no local da
atividade, e caberá a cada grupo localizar todas as garrafas
Para
dificultar um pouco mais a brincadeiras o professor pode escolher algum aluno ou mais de um para ser o BLACK, que terá como objetivo
pegar as garrafas já conquistadas pelo grupo e esconde-las de novo, o black pode
estar caracterizado com uma peruca ou uma roupa toda preta, ganha a equipe que
conquistar todas as cores primeiro.
Dica:
Para montar as garrafas de corres variadas você pode usar algumas garrafas pet pequena, colocar água e um pedaço de papel crepom dentro da garrafa, com esse papel a água muda de cor.
Gostei muito das atividades! Obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirAtt, Professora Priscila Danielle Barbosa de Almeida
Gostei muito das atividades! Obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirAtt, Professora Priscila Danielle Barbosa de Almeida
Gostei muito !
ResponderExcluirA brincadeira canibal , tem alguma referência bibliográfica ?